A vocação de ensinar está no DNA da INTELLECTUS. Porque a Intellectus foi desenvolvida por professores com mais de 10 anos de experiência e vivência de sala de aula, e essa mesma prática continua a orientar nosso trabalho.
Com mais de 300 escolas parceiras, a Intellectus completou 05 anos de tradição em 2023 e faz parte da vida de vários estudantes.
Olá, eu me chamo Letícia e sou professora de Xadrez há mais de 15 anos. Tudo começou quando a coordenadora Gislene Rage da Escola Presbiteriana de Cuiabá fez uma proposta para iniciar um projeto de xadrez com os alunos do Ensino Fundamental I. Pedi um tempo para pensar, pois apenas sabia jogar, e fui em busca de materiais didáticos para serem trabalhados em sala de aula. Foi então que me apaixonei pelo xadrez de vez! Percebi que o xadrez vai muito além de um jogo; é uma ciência viva e, a partir daí, comecei a estudar e a ensinar os alunos sobre tudo que estava aprendendo.
Em 2008, as aulas de xadrez começaram a ser trabalhadas juntamente com as aulas de informática, intercalando a semana.
Como o projeto de Xadrez se tornou um sucesso, em 2010 ganhamos espaço na grade curricular do Ensino Fundamental I. Porém ainda era bem trabalhoso, pois não tínhamos um espaço apropriado para a prática do xadrez, levava todo o material para a sala de aula e os alunos jogavam muitas vezes no chão.
No ano de 2016 a Escola disponibilizou uma sala de aula exclusiva para o ensino e a prática do xadrez, sendo inserido também na grade curricular do Ensino Fundamental II. Mas ainda assim, a dificuldade em planejar e dar as aulas continuava, pois tínhamos que montar as atividades de forma individualizada para cada nível de ensino semanalmente, criar planos anuais, mensais todos os anos, e isso era bem trabalhoso. Foi então que percebemos a necessidade de criar um material didático para o xadrez que agora era tratado como uma disciplina em nossa escola, inclusive com aplicação de provas e atribuição de notas.
Em 2017 comecei a pensar e planejar quais conteúdos fariam parte de cada nível de ensino. Para isso, foi observado os conteúdos curriculares das outras disciplinas de cada ano escolar a fim de que o xadrez pudesse ser trabalhado de forma lúdica e pedagógica. Juntando toda minha experiência, o acervo de material de xadrez e os conteúdos curriculares, pude criar um material pedagógico interdisciplinar. Passei de professora a professora-escritora.
Em 2018 o material foi adotado pela Escola Presbiteriana de Cuiabá que prontamente confiou no trabalho que estava fazendo. Ter um material pedagógico para o xadrez assim como as outras disciplinas foi algo tão bom, que não só ajudou a nossa escola, mas sim professores de todo o Brasil que começaram a se interessar e adquirir a nossa coleção.
Em 2019 fomos homenageados pela prefeitura municipal de São Paulo, Confederação Brasileira de Xadrez e Centro Brasileiro dos Esportes da Mente por realizar atividades em prol do xadrez e por demonstrar comprometimento com a modalidade.
No ano de 2020 vivemos o momento da pandemia, a professora Mariella e eu pudemos ensinar os alunos da Educação Infantil de forma remota, pois tínhamos o material mesmo em mãos e queríamos oportunizar às crianças o aprendizado do xadrez, visto que estavam em casa sem poder ter contato presencial com a escola e com os colegas. Foi então que 80 crianças aprenderam o xadrez de forma remota, algo que nos surpreendeu, vimos que nossa metodologia estava dando muito certo. Ensinar o xadrez a partir das bases é algo muito bom.
Começamos então a colher os frutos desse maravilhoso trabalho. Nossos alunos estavam se destacando nas competições de xadrez e sempre ficávamos entre os primeiros colocados, inclusive geramos campeões e vice-campeões estaduais nos anos de 2021, 2022 e 2023. Todos os anos a Intellectus tem alcançado novos alunos e professores e juntos temos como objetivo principal abranger o ensino-aprendizagem do xadrez de forma organizada, inovadora e significativa.
vendidos
parceiras
alunos
professores